Por que os filtros de ar são tão importantes?

Ficou interessado em entender o porquê que os filtros são tão importantes? Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!
Sumário

Podemos seguramente dizer que um local com boa qualidade do ar é um ambiente saudável para todos.

Vivemos tempos em que os olhares estão todos voltados para ações que otimizam o ar ambiente, e a busca por soluções que auxiliem nessa tarefa muitas vezes passam por vários tipos de equipamentos e procedimentos.

Contudo, existe um equipamento que é fundamental para estas ações e que nem sempre é dada a devida importância a ele.

Isso mesmo, estamos falando do filtro de ar dos seus equipamentos de ventilação.

Ficou interessado em entender o porquê que os filtros são tão importantes?

Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

A poluição gerada pelos processos industriais

Todas indústrias, sejam elas farmacêuticas, alimentícias, têxteis, químicas e por aí em diante, possuem processos de fabricação que emitem partículas, gases, e outros contaminantes que ficam em suspensão no ar e que podem ser nocivos à saúde.

É aí que entra a importância dos filtros de ar, pois a filtragem do ar nesses ambientes garante que não haja nenhum dano aos trabalhadores e frequentadores locais.

O ar devidamente tratado e filtrado, além de ser bom para a saúde das pessoas, auxilia nos processos industriais, pois, o ar contaminado também afeta a linha de fabricação e compromete os produtos.

Entenda que é de extrema importância que as indústrias realizem o tratamento adequado dos seus resíduos.

Filtros de ar nas indústrias

Não é possível falar de tratamento de ar nas indústrias sem mencionarmos os filtros de ar.

Os filtros são itens obrigatórios que possuem a responsabilidade de garantir a qualidade do ar nos ambientes.

Utilizados em todos os tipos de processos, os filtros são peças fundamentais para garantir e manter a qualidade do ar no interior das indústrias. Os modelos são variados e a utilização do filtro adequado depende do processo realizado e do segmento da empresa. Cada segmento industrial manipula determinado tipo de insumo, que como resultado gera diferentes resíduos.

filtros-de-ar-industriais-tecvent

Para cada aplicação, um ou mais tipos de filtros poderão ser utilizados na realização da filtragem e pré-filtragem daquele ambiente.

Os elementos filtrantes serão escolhidos de acordo com o processo realizado pela indústria, variando a classe de filtragem do filtro e tendo em vista o grau de pureza que o ar precisa atingir, se há necessidade de retenção de odores etc.

Ou seja, a necessidade é que vai ditar o filtro ideal. Isso com base no material fabricado e na matéria prima utilizada, pois é a partir desses itens que são gerados os resíduos que serão dissipados para o ar, e que filtros realizarão sua filtragem.

O papel dos filtros de ar

O papel dos filtros de ar é basicamente ajudar a manter o ar limpo barrando partículas microscópicas.

A utilização do filtro correto para o tratamento de ar impacta diretamente na qualidade desse ar.

As áreas industriais que geralmente são contempladas com elementos filtrantes são:

São diversas linhas de filtros para tratamento do ar específicos para cada segmento do mercado.

Filtros de ar descartáveis

Os filtros de ar descartáveis são dispositivos utilizados para o tratamento de ar em diversos setores.

Aplicados em vários equipamentos dos sistemas de ventilação, os filtros cumprem a função de tratar o ar ambiente, retirando insetos, partículas de poeira, fibras, gases, fumaças.

Entenda que essas partículas são responsáveis por carregar vários agentes que contaminam tudo e todos que se abrigam no ambiente em questão e provocando doenças.

Esses contaminantes são capazes de provocar desde doenças mais simples, como gripes, alergias e resfriados, até doenças mais severas. Estas podem ser eventualmente desenvolvidas pela exposição excessiva de um trabalhador a um ambiente com alto grau de periculosidade e sem tratamento adequado de ar.

Em ambientes industriais onde todo tipo de matéria prima é utilizado, manuseado e manufaturado, é comum que os riscos de contaminação sejam maiores que em outros locais.

Utilizar os filtros adequados nos seus equipamentos do sistema de ventilação é como possuir barreiras protetoras!

Custo benefício dos filtros de ar

Os filtros descartáveis possuem ótimo custo-benefício, pois:

Mas atenção, só utilizar os filtros de ar em seus equipamentos não é o suficiente!

Se atente aos períodos de troca adequados de seus elementos filtrantes pois, um filtro com acúmulo de sujeira, além de forçar o equipamento a trabalhar mais, não cumpre eficazmente o processo de filtragem.

Não se esqueça que, assim como ocorre com os filtros de ar, a manutenção dos seus equipamentos do sistema de ventilação e refrigeração também é fundamental!

Limpeza e troca dos filtros de ar

A manutenção dos filtros de ar não é complicada, mas é fundamental para que a qualidade do ar do seu ambiente seja mantida, e para que seu elemento filtrante sempre trabalhe com o máximo de desempenho.

Sempre faça a verificação periódica, tanto das partes internas quanto externas do filtro.

Outra dica importante é se atentar ao período de substituição dos elementos filtrantes.

Como descrito acima, são vários os tipos de filtros, porém, a indicação deles para seus ambientes vai depender das ações executadas no local e do equipamento.

Não deixe de consultar profissionais da área para saber qual o momento ideal para a troca dos seus filtros.

Ação desenvolvida pela TECVENT® o TEC+ é uma solução que oferece total comodidade para todos que desejam eliminar as preocupações com manutenções e limpezas dos seus equipamentos de ventilação industrial, com total segurança e comodidade.

Consulte quem é referência em soluções para ventilação e exaustão industrial!

Tenha em mãos a grande vantagem de possuir filtros fabricados pela TECVENT®, os únicos projetados por quem produz equipamentos de ventilação industrial.

Entre em contato e tire suas dúvidas!

TECVENT®, Inovação em sistemas de ventilação e exaustão

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp