Qual a importância dos filtros do sistema de ventilação?

Vamos juntos entender o porquê que os filtros são tão importantes na ventilação industrial.
Sumário

Você já parou para pensar o porquê que os filtros utilizados nos equipamentos do seu sistema de ventilação são tão importantes?

Saiba que os filtros utilizados nos equipamentos de sistemas de ventilação são responsáveis por auxiliar na retenção de partículas presentes no ar dos ambientes, auxiliando na ventilação e impactando diretamente na saúde e bem-estar das pessoas.

Outro fator importantíssimo que conta a favor dos filtros é que eles auxiliam na proteção dos equipamentos do ambiente, aos processos e principalmente as pessoas.

Vamos juntos entender o porquê que os filtros são tão importantes na ventilação industrial.

A importância dos filtros na indústria

Existem vários tipos de filtros de ar, e todos possuem grande importância na indústria, eles garantem a qualidade dos equipamentos e dos produtos, além de preservar a saúde e bem-estar de todos os trabalhadores presentes no local.

Os filtros são utilizados em sistemas de ventilação e tem como principal objetivo realizar a filtragem do ar ambiente de forma que o local permaneça em boas condições, sem impurezas e livre de partículas contaminantes.

Podemos encontrar diversos motivos para manter o ar do ambiente industrial limpo, os principais são:

  • Impedir que os produtos sejam contaminados;
  • Impedir a entrada de partículas contaminantes no ambiente;
  • Proporcionar melhor qualidade do ar interno;
  • Preservar a saúde e bem-estar dos colaboradores.

Quais segmentos utilizam filtros?

Os sistemas de ventilação com filtros são utilizados em diversos segmentos, os principais são:

  • Farmacêuticos;
  • Hospitalares;
  • Shoppings;
  • Alimentícios;
  • Eletrônicos
  • Cosméticos;
  • Laticínios;
  • Frigoríficos.

O impacto dos filtros na produtividade

Locais com melhor qualidade do ar proporcionam um ambiente mais confortável para os funcionários, que por sua vez aumentam a produtividade.

Aumentar a produtividade é também uma economia, já que produzindo mais, os funcionários rendem maiores resultados para empresa, sem maiores custos por isso.

A importância da manutenção preventiva

Se atente a manutenção preventiva dos equipamentos de seu sistema de ventilação e a troca programada dos seus filtros, pois ambos possuem influência direta no bem-estar das pessoas presentes no ambiente, na eficiência e no gasto energético dos equipamentos.

Busque sempre a qualidade

Sempre tenha em mente que a troca periódica dos filtros deve estar relacionada ao custo total da operação, analisando todos os custos diretos e indiretos do sistema de ventilação.

Analisar somente o valor dos filtros pode gerar inúmeras horas de desperdício de equipe de manutenção, pois nem sempre o filtro de baixo custo resolverá seus problemas.

Entenda que filtros de baixo custo podem comprometer a proteção dos processos, equipamentos e principalmente pessoas, busque sempre optar pela qualidade e assim você terá um menor número de paradas de manutenção, redução do consumo de filtros e maior proteção do sistema.

Que tal deixar essa preocupação com quem entende do assunto?

Como podemos ver neste artigo, os filtros do seu sistema de ventilação possuem grande importância e impactam diretamente na saúde, bem-estar e no seu produto.

Pensando em como auxiliar neste problema, a TECVENT® inovou e criou o TEC+.

Essa solução foi desenvolvida para todos que desejam eliminar as preocupações com manutenções e limpezas dos seus equipamentos de ventilação industrial, com total segurança e comodidade.

Deixe essa preocupação conosco e foque no que realmente lhe importa!

Entre em contato e saiba a respeito!

TECVENT®, soluções em sistemas de ventilação e exaustão.

manutenção preventiva de equipamentos de ventilação industrial
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp