Sistemas de ventilação e a segurança do trabalho

Acompanhe este artigo e entenda o porquê que os sistemas de ventilação são tão importantes para os ambientes e qual a relação deles com a segurança do trabalho.
Sumário

Especialistas em Segurança do Trabalho precisam ter o cuidado de se preocupar com a circulação e renovação do ar, seja para tratar a remoção de substâncias contaminantes ou para trazer um ar limpo para o local e pessoas que ali estão.

E é aí que entram os sistemas de ventilação, que precisam ser específicos e capazes de atender às necessidades de filtragem de ar do ambiente, além de auxiliar no controle da temperatura do local, garantindo conforto térmico e proporcionando segurança e saúde às pessoas que frequentam o espaço, fazendo com que os equipamentos e materiais de trabalho também sejam mais limpos e seguros.

Acompanhe este artigo e entenda o porquê que os sistemas de ventilação são tão importantes para os ambientes e qual a relação deles com a segurança do trabalho.

Sistemas de ventilação e a segurança do trabalho

A grande maioria dos ambientes industriais possuem processos produtivos que resultam na criação de gases, poeiras, vapores e vários outros tipos de contaminantes que podem vir a prejudicar a saúde das pessoas que frequentam estes locais, e é justamente neste ponto que os sistemas de ventilação acabam tendo seu devido peso e importância dentro das normas de segurança do trabalho.

Além de se preocupar com a geração de poluentes, os sistemas de ventilação são amplamente utilizados para promover a troca de ar exigida por lei pelas normas ABNT, mais especificamente a NR15, que cuida de atividades e operações insalubres e a tolerância para a exposição do calor.

Benefícios da ventilação industrial para segurança do trabalho

  • Maior conforto térmico;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução na taxa de abstenção;
  • Renovação do ar quente e contaminado dentro do ambiente;
  • Melhor qualidade do ar interno;
  • Entre outras.

Normas de Segurança de Trabalho

As normas de segurança do trabalho foram criadas para proteger a saúde das pessoas. Elas são um conjunto de regras aplicáveis para cada situação, e que tem como propósito tornar o local de trabalho um lugar menos insalubre e mais seguro para todos.

A NR15 é uma destas Normas que fala sobre segurança de trabalho em ambientes insalubres e que trata de assuntos que são pertinentes a tratamento do ar.

destaques sobre nr15 e a segurança do trabalho

Se quiser saber mais a respeito, acesse diretamente o Guia Trabalhista: – Norma Regulamentadora NR 15.

Sistemas de ventilação, sinônimo de conforto e segurança

Como você pode conferir neste artigo, os sistemas de ventilação são responsáveis por realizar a renovação do ar, e, um dos benefícios deste processo é o conforto e segurança que ele proporciona.

O processo contínuo de renovação do ar impede que o ar contaminado permaneça no local, trazendo um ar limpo e renovado ao ambiente.

Você deve ter em mente que os sistemas de ventilação não são responsáveis por promover o ato de refrigeração do local, como a maioria das pessoas pensam, porém, por meio da troca do ar interior pelo ar exterior é possível conseguir uma temperatura mais amena.

Os sistemas de ventilação também contribuem com a atenuação do calor causado pelo aquecimento das máquinas industriais por meio do processo de renovação do ar, retirando o ar quente e injetando um ar fresco e renovado vindo de um ambiente externo, impedindo assim a propagação do calor das máquinas pelo local de trabalho.

Mantenha os filtros de ar em dia!

Para que a troca de ar do seu ambiente seja eficiente e traga saúde para todos os colaboradores, há um componente importantíssimo em meio ao sistema de ventilação muito utilizado nas indústrias alimentícias que merece grande atenção.

Os filtros de ar!

filtros plissados G4 tecvent pronta entrega

Sem eles o ar ambiente ficará impregnado de contaminantes rapidamente e certamente se tornará um perigo para quem permanece no local.

Muito utilizados em insufladores de ar, os filtros de ar retêm gases, partículas de poeiras, odores, bactérias e vários outros tipos de contaminantes.

Saiba que os filtros de ar devem ser utilizados na captação do ar externo, tratando o ar antes de depositá-lo no ambiente e também no ato de despejo para a atmosfera exterior, pois é papel das indústrias realizarem o tratamento correto dos seus rejeitos para só então realizarem o seu descarte.

Por conta disso que a troca de Filtros de ar é um fator de extrema relevância.

Filtros saturados além de impedir que o sistema funcione de forma eficiente, propaga ainda mais os contaminantes pelo ar.

Deixe a preocupação com a qualidade do ar do seu ambiente com a TECVENT®

Todos gestores devem ter em mente que é papel das empresas se preocupar em realizar o tratamento do ar e dar a mesma importância ao descarte dos subprodutos que são consequência dessas ações, pois todo e qualquer processo industrial gera algum tipo de resíduo ou rejeito que pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Se você deseja adequar a sua empresa as normas regulamentadoras vigentes e fugir dos problemas ocasionados pela falta de renovação de ar procure a TECVENT®.

A TECVENT® é referência no ramo da ventilação e exaustão industrial, criando soluções sob medida para seu local e segmento.

Consulte nossos especialistas!

TECVENT®, inovação em sistemas de ventilação e exaustão industrial.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp