Qual a importância dos sistemas de ventilação industriais?

Vamos entender qual a importância da ventilação mecânica na indústria e porque que ter um projeto de ventilação industrial para seu ambiente é tão importante.
Sumário

Estamos passando por uma onda de calor intensa e histórica por todo o território nacional, com ela ficou mais claro e evidente que várias indústrias não estão com um projeto de sistema de ventilação preparado para este tipo de situação.

Os sistemas de ventilação são responsáveis por realizar a movimentação do ar dentro de um ambiente de maneira planejada, seja por meio natural ou mecânico, porém, nem sempre as técnicas de ventilação por meios naturais são suficientes, e é aí que se faz necessário a utilização da ventilação mecânica.

Vamos juntos entender qual a importância da ventilação mecânica na indústria e porque que ter um projeto de ventilação industrial para seu ambiente é tão importante.

O que é um sistema de ventilação industrial?

Basicamente, um sistema de ventilação industrial é um processo de exaustão e insuflamento que executa a renovação do ar de um ambiente.

Esse processo de renovação do ar costuma ser constante e possui a responsabilidade de trazer ar limpo e renovado ao ambiente.

Assim, mesmo que o ambiente não seja refrigerado, a troca do ar garante uma temperatura mais amena.

Entenda que a ventilação industrial não trabalha sozinha, ela é uma parte de um conjunto de equipamentos e componentes do sistema de climatização.

Os equipamentos mais conhecidos do sistema de ventilação industrial são os exaustores e os insufladores.

Lembrando que estes equipamentos não trabalham sozinhos, eles possuem o auxílio de vários componentes, os principais são: dutos, dampers, difusores e os filtros.

Por que ter um projeto de ventilação industrial?

projetos-sob-medida-para-empresas

Projetos de ventilação industrial, além de promoverem o conforto térmico para os trabalhadores, também executam a dispersão de particulados e poeiras no ambiente e diluem o acúmulo de gases e vapores, proporcionando por meio da renovação do ar, segurança e bem-estar no local.

Os sistemas de ventilação também contribuem impedindo que o calor de máquinas industriais se espalhe pelo ambiente, ou seja, é muito importante por ajudar a aliviar o calor provocado pelo aquecimento delas.

Logo, podemos concluir que um sistema de ventilação industrial corretamente dimensionado é de suma importância para a produtividade e saúde de todos que frequentam o ambiente em questão.

Ventilação industrial e segurança no trabalho

Os sistemas de ventilação industriais devem cumprir corretamente a função de renovação do ar.

Atente-se que além de melhorar a saúde dos frequentadores do ambiente em questão, os sistemas de ventilação industriais não devem prejudicar a qualidade dos produtos e maquinários do local, e sim evitar possíveis contaminações aos consumidores finais.

Sistemas de ventilação e seu impacto na saúde das pessoas

Ambientes industriais fechados que possuam um sistema de ventilação mal dimensionado podem apresentar diversas complicações. Desde doenças respiratórias mais comuns até problemas e complicações mais graves ou fatais.

Por exemplo: Pneumonia, asma, rinite alérgica, dor de garganta, meningite, entre outros…

Entenda que em um ambiente mal arejado, a circulação dos vírus, bactérias e fungos é livre e isso facilita a propagação das doenças citadas acima.

Logo, podemos afirmar que não possuir um sistema de ventilação corretamente dimensionado, é o mesmo que não dar a devida importância para a preservação da saúde das pessoas.

Como evitar estes problemas?

Quando estamos tratando diretamente com a saúde e bem-estar das pessoas não podemos deixar de ter o máximo de atenção e cuidado, e no caso dos sistemas de ventilação industriais a conversa não pode ser diferente.

Sempre busque recomendações de especialistas no assunto.

Líder no segmento de ventilação industrial no Brasil, a TECVENT® é a única que executa o planejamento minucioso de toda a área a ser trabalhada, sempre levando em conta as pessoas, o projeto e os produtos.

Não deixe de conferir as soluções TECVENT®.

Diferenças entre exautores eólicos e saídas de ar natural

Possuímos engenheiros especializados e focados em trazer para você e sua indústria a melhor solução para o seu segmento.

Confira nossos projetos voltados a ventilação industrial, conforto térmico, adequação de normas, condensação, captação localizada, sala de baterias, ventilação de painéis elétricos e muito mais!

Consulte-nos!!

TECVENT®, Soluções de sistemas de ventilação e exaustão industrial.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp