Sistemas de ventilação industrial: IBUTG e a industrial

Sistemas de ventilação industrial, além de controlarem o IBUTG, podem garantir maior produtividade a sua empresa! Clique e entenda como.
Sumário

Mormente, profissionais que assumem cargos de gerência industrial têm a necessidade de preocupar-se com melhoria contínua. Assim, é de sua competência investigar todo o espaço fabril em busca de aprimoramento. Nesse contexto, os sistemas de ventilação industrial garantem resultados excelentes.

IBUTG e ventilação industrial
IBUTG e ventilação industrial

Com efeito, a relação entre investimento em sistemas de ventilação e produtividade é hoje fartamente documentada. A atividade humana, seja ela de qualquer ordem, é executada mais facilmente em ambientes que oferecem stress térmico reduzido. Essa prerrogativa é ainda mais verdadeira quando consideramos o espaço fabril.

Fábricas que oferecem melhor conforto térmico para seus funcionários tem retorno garantido em produtividade. No entanto, para usufruir das vantagens, é necessário mais do que simplesmente escolher e instalar um sistema de ventilação industrial. Assim, abordaremos esse assunto neste artigo.

Sistemas de ventilação industrial: IBUTG e a ventilação industrial

Desde meados do século passado é senso comum que existe uma relação direta entre conforto térmico e produtividade. Isso significa que quanto melhor as condições de conforto térmico do ambiente, maior será a produtividade dos trabalhadores nesse espaço.

Notadamente, essa relação pode ser considerada óbvia. No entanto, só passou a receber a atenção necessária após o surgimento de equipamentos que pudessem medir esse estresse. Para tanto, era necessário desenvolver “termômetros” e medidas que levam-se em conta não só a temperatura.

Esses problemas foram basicamente solucionados com a invenção da unidade de medida IBUTG. A grandeza oferece a vantagem de resumir o stress térmico em um único número. Aliás, temos um artigo que explica tudo que você precisa saber sobre esse valor. Para lê-lo, clique aqui.

Agora, que o conforto térmico passou a ser aferível, os estudiosos dedicaram-se a estabelecer níveis ótimos para o ambiente laboral. Com efeito, no Brasil, os resultados desses esforços permitiram a criação de uma norma técnica sobre stress térmico aceitável.

como os insufladores funcionam
Conheça como funcionam os insufladores e como eles melhoram o IBUTG.

Dessa forma, esse documento tornou-se a principal referência para acomodação térmica de espaço industrial no país. No nosso blog, temos um artigo especial sobre essa norma. Para lê-lo, basta clicar aqui e conhecer mais a Norma Reguladora Número 15 (NR-15).

Como é do conhecimento de todos, as NR são exigências legais para o trabalho no Brasil. Dessa forma, muitos industriais passaram a preocupar-se com o stress térmico apenas como uma obrigação legal. Um mero trâmite básico para manter suas atividades.

Assim, optam por opções mais baratas, que, muitas vezes, não trazem incremento à fator competitividade da empresa. Nos próximos tópicos, falaremos sobre a possibilidade de cumprir as determinações legais, ganhar produtividade com sistemas de ventilação industrial.

Como sistemas de ventilação industrial podem melhorar a produtividade da sua empresa?

Como já vimos, a grosso modo, podemos entender um IBUTG como um indicador de produtividade. Essa abordagem é possível, pois já sabemos que trabalhadores têm índice de produtividade inferior em ambiente com IBUTG desregulado. Dessa forma, não adianta só promover a redução dessa grandeza.

É necessário garantir que o índice esteja em uma faixa ótima de aceitação e permaneça assim no decorrer da atividade. Esse resultado só é atingido com um acompanhamento profissional experiente desde o projeto até a instalação do sistema de ventilação.

Ao confiar a sua empresa à TECVENT®, você terá acesso a uma consultoria do seu espaço fabril. Assim, serão feitos todos os levantamentos para apoiar a escolha do sistemas de ventilação industrial que darão o melhor resultado.

Desse modo, você criará um ambiente excelente para a atividade humana e de maquinário. Além disso, estará contribuindo para a saúde e bem-estar dos seus funcionários.

Sistemas de ventilação industrial também podem preservar o seu maquinário

Sistemas de ventilação industrial também podem preservar o seu maquinário

Outro ponto importante e, por vezes, ignorado é os benefícios que o controle do IBUTG traz aos equipamentos e máquinas. É sabido que o maquinário não sofre o estresse térmico tal qual os humanos. No entanto, as condições climáticas podem atrapalhar o seu pleno funcionamento.

Sabemos que fatores como umidade e fontes de calor externas podem diminuir a eficiência dos equipamentos. Nesses casos, pode haver maior dispêndio de energia elétrica, uso desnecessário de matéria prima e retrabalho. Esses são, sem dúvida, grandes inimigos da produtividade.

Além disso, tais caraterísticas do ambiente podem reduzir a vida útil do seu maquinário industrial. Outrossim, podem aumentar as chances de avaria ou ainda depreciar o valor de mercado do equipamento.

São por essas razões que você precisa contratar um serviço de sistemas de ventilação industrial eficiente para o seu negócio. Se você se interessou pelo assunto e quer saber, confira nossa proposta no próximo tópico:

Como resolver os problemas de IBUTG e ventilação na minha empresa?

Não é possível aprimorar questões de estresse térmico sem uma boa consultoria técnica e especialista no assunto. É justamente essa melhoria que a TECVENT® quer oferecer ao seu negócio. Em anos de mercado, aperfeiçoamos nossas técnicas e profissionais para garantir um serviço de excelência.

Já atendemos aos mais diversos ramos do setor produtivo, sempre entregando ótimos resultados em adequação de IBUTG. Agora, desejamos conhecer mais sobre a sua empresa para oferecer um serviço personalizado. Se você se interessa, entre em contato com a nossa equipe clicando no botão abaixo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp