Sistemas de ventilação para a indústria alimentícia

Acompanhe este artigo e se aprofunde um pouco mais nas exigências que o segmento industrial alimentício precisa ter quando o assunto é sistemas de ventilação.
Sumário

Diretamente envolvido com a saúde das pessoas, as empresas/indústrias do ramo alimentício precisam de cuidado redobrado quando o assunto e ventilação.

Os sistemas de ventilação destes locais necessitam ser desenvolvidos dentro das especificações da planta industrial, conter componentes e filtragem e possuir um programa de troca destes elementos filtrantes.

Acompanhe este artigo e se aprofunde um pouco mais nas exigências que o segmento industrial alimentício precisa ter quando o assunto é sistemas de ventilação.

Fiscalização dos Sistemas de Ventilação na indústria alimentícia

As empresas do ramo alimentício sofrem um rígido controle de entidades e normas pelo simples motivo de estar ligado diretamente a saúde das pessoas.

Para lidar com problemas gerados pela contaminação do ar na indústria, foi desenvolvido a engenharia de controle de contaminação, que tem como objetivo estudar e avaliar todos os fatores pertinentes a qualidade do ar.

As empresas fornecedoras de equipamentos de ventilação industrial são integrantes do segmento de engenharia de controle de contaminação do ar, pois são, responsáveis pelo desenvolvimento de filtros e equipamentos que atuam para prevenir a contaminação do ar na indústria.

Controle de gases e odores

Indústrias alimentícias são ambientes normalmente impregnados de odores dos mais variados tipos.

Os próprios alimentos em seu estado natural geram alguns odores que se desprendem e tendem a permanecer no local. Junte isso a fumaça, a gordura e os gases que são consequência dos preparos realizados como, cozimentos, frituras e outros processos, e certamente teremos um ambiente saturado com gases e odores.

Além disso, outro fator característico dessas indústrias é a alta temperatura, por conta dos processos utilizados para cocção dos alimentos.

Quais os benefícios que os sistemas de ventilação industrial promovem?

Como funciona cada etapa do sistema de captação e tratamento de ar na indústria alimentícia?

Equipamentos projetados para a captação, exaustão e insuflamento do ar são fundamentais no seguimento alimentício, pois realizam a captura de gases e fumaças, evitando intoxicações.

Os equipamentos de exaustão são responsáveis por realizar a captação de todos esses odores, fumaças e vapores. São projetados para garantir que substâncias tóxicas e nocivas à saúde não permaneçam no ambiente, retirando e direcionando o ar através de um sistema de dutos para outro local.

exaustores-axiais-industriais-tecvent-ventilacao-industrial

Já os equipamentos de insuflamento de ar, por outro lado, realizam a renovação do ar, propiciando ao ambiente um fluxo de ar que torna o recinto mais confortável para as pessoas que trabalham ali. Este sistema realiza a reposição do ar e promove a ventilação, injetando continuamente ar do ambiente externo.

equipamentos de ventilação industrial sob medida

Equipamentos de captação localizada se utilizam de dutos e exaustores centrífugos, onde conduzem o ar para o ambiente externo.

Nas indústrias alimentícias, geralmente se faz necessário que o volume de ar insuflado seja menor que a quantidade de ar exaurido. Dessa forma a pressão negativa do ar é mantida. Ou seja, retira-se mais o ar do que injeta.

Todo esse sistema ajuda a amenizar a temperatura ambiente, trazendo mais conforto térmico para os colaboradores.

A importância dos filtros

Os filtros de ar, também conhecidos na indústria como “mecanismo de retenção mecânica” servem para reter partículas dispersas no ar e são parte integrante de cabines e módulos de fluxo laminar e insufladores.

Existem classificações diferentes para os filtros de ar industriais que são instalados nos equipamentos de ventilação industrial, exatamente para que possam se adequar a legislação.

A utilização de filtros de ar nos sistemas ventilação promovem o tratamento do ar.

Os filtros mais utilizados nos sistemas de exaustão e ventilação de ar são:

A TECVENT usa nos equipamentos destinados a indústria alimentícia filtros com classificação G4 de acordo com a Norma Brasileira NBR 16401-1, que classifica os filtros grossos e finos em sistema alfanumérico baseado na norma europeia E.N.779:

filtros-de-ar-industriais-tecvent

Como você pode notar, ter um sistema de ventilação projetado especificamente para seu negócio é fundamental não só para ter a qualidade do ar assegurada, mas também para não ter prejuízos com algum tipo de dano em sua matéria prima, equipamentos e saúde de todos que frequentam o local.

Na hora de contratar estes serviços conte com os especialistas da TECVENT®!

Com a TECVENT® você terá uma análise completa da sua área e soluções sob medida para seu negócio.

Se você for do ramo alimentício o cuidado deve ser redobrado, procure quem é referência em sistemas de ventilação e exaustão, fale com a TECVENT®!

Aproveite e pergunte sobre o TEC+

Soluções em manutenções e troca de filtros pensadas e planejadas na medida para a sua necessidade.

TECVENT®, sistemas de ventilação e exaustão

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp